sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A análise visual do vinho – a viscosidade!


Um dos sentidos mais poderosos do ser humano é a visão. Assim como avaliamos a comida pelo olhar, também a análise visual do vinho pode nos ajudar a compreender um pouco de como será a sua degustação. Não é à toa que os grandes especialistas, giram um copo e conseguem identificar as características essenciais do vinho! O que poucos conhecem é que qualquer um pode ter essa capacidade de perceção basta estar atento a vários aspetos na análise visual.
As lágrimas do vinho
Nesta publicação iremos falar sobre um aspeto presente na análise visual: a viscosidade.
A "viscosidade" está relacionada a maior ou menor aderência do vinho ao copo, ou seja, a intensidade com que as “lágrimas” escorrem pelo copo indicando a densidade do vinho. É a primeira etapa para entender a estrutura do vinho. Este fenómeno resulta pelo fato do álcool ser mais volátil do que a água. A explicação do fenómeno de forma científica pode ser encontrado em diversos domínios da internet (não é o objetivo deste blog). No entanto o que podemos afirmar é que as lágrimas são provocadas pelo álcool. Através da análise visual, os vinhos podem ser classificados como: fluidos, densos, espessos e viscosos.
Após a observação, vejamos como podemos interpretar:
1.       Quanto mais alcoólico for o vinho, mais abundante serão as lágrimas.
2.       Quanto mais rápido as lágrimas escorrerem, ou seja, quanto mais fluido for o vinho, menor será a sua densidade, menor o teor alcoólico, será menos aveludado, mais aquoso e menos estruturado.
3.       Quanto mais devagar as lágrimas escorrerem, ou seja, quanto mais viscoso o vinho, maior será o corpo do vinho, maior o teor alcoólico e mais estruturado será.
Vinhos generosos como o Vinho do Porto e Vinho da Madeira por exemplo, dado o elevado teor alcoólico e de açúcar, apresentam abundância de lágrimas.
Próxima vez que degustar um vinho, não se esqueça de primeiramente fazer a análise visual. Dê um balanço leve no copo para compreender a estrutura do vinho!
Futuramente iremos falar de outros aspetos da análise visual. Fique atento!


Sem comentários:

Enviar um comentário