sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A cor do vinho branco!

Conforme falamos na primeira publicação, a análise visual é fundamental para a perceção das características essenciais do vinho. A par da viscosidade já explicada, a cor também é um aspecto essencial a ser analisado.

Hoje vamos falar de uma forma simples sobre a cor dos vinhos brancos.


Um dos atributos demonstrados pela cor é a sua evolução. Os vinhos brancos começam geralmente a sua vida com cor amarelo-palha com reflexos esverdeados, e vão alourando para amarelo-ouro a âmbar ao longo dos anos. Os tons esverdeados tendem a desaparecer no primeiro ano. 

Geralmente os vinhos brancos vão escurecendo com a idade pelo que quanto mais claros mais jovens, frescos e ácidos serão. Quando apresentam uma tonalidade mais dourada, geralmente são vinhos mais maduros e menos frescos.

Os vinhos licorosos envelhecidos apresentam um tom mais escuro demonstrando o seu desenvolvimento.

Há igualmente outros aspectos que influenciam por exemplo o tipo de casta. Podemos verificar empiricamente que em geral, os vinhos brancos do Douro feitos partir de Malvasia fina, viosinho e Gouveio apresentam uma cor bastante clara enquanto os brancos alentejanos feitos a partir de Roupeiro e Rabo de Ovelha apresentam um tom mais dourado. No entanto o que é interessante é que os brancos do Douro são geralmente mais suaves e frescos do que os brancos alentejanos, comprovando assim o que já referimos.

Por fim, a cor irá igualmente transmitir a sua concentração. Quanto mais intensa a cor mais concentrado será o vinho.

Na análise, classifique o vinho quanto à cor e obterá uma expectativa do vinho. (amarelo pálido, amarelo citrino, amarelo palha, amarelo dourado, dourado, âmbar).



Faça gosto na nossa página! Obrigada.

https://www.facebook.com/avidasecretadosvinhos




Sem comentários:

Enviar um comentário