terça-feira, 11 de outubro de 2016

Alvarinho - a pérola dos Vinhos Verdes!


Movimentando mais de 25 milhões de faturação por ano, o alvarinho é considerada a casta branca nobre do Noroeste de Portugal com elevado sucesso na exportação de vinhos monovarietais. Mais nenhuma casta portuguesa tem uma projeção internacional deste relevo. É bandeira da região dos “Vinhos verdes”, a segunda região que mais vende em Portugal e que está bem presente nos concursos internacionais de vinhos brancos. 

Para além de gerar vinhos com as características típicas da região dos Vinhos Verdes, o Alvarinho concebe vinhos mais complexos e com grande potencial aromático sendo a base das grandes reservas e dos vinhos topo de gama. É talvez a casta branca que mais se desenvolve com o tempo.Simplesmente estamos a falar da casta mais cara em Portugal atingindo em média o valor de 1,10€ por quilo de uva enquanto que a média nacional situa-se nos 0,45€ por quilo.

Vejamos então o perfil desta casta e dos seus vinhos.

  • Localização: Sub-região de Monção e Melgaço.
  • Cor: Intensa, palha com reflexos citrinos.
  • Aroma: intenso, complexo com caracter frutado (marmelo, pêssego, banana,           limão, maracujá), floral (flor de laranjeira e violeta), amendoado, melado,                             redondo, macio, encorpado e persistente.
  • Elevado potencial de envelhecimento até pelo menos 10 anos de idade.
  • Produz mostos ricos em açúcar potenciando o grau alcoólico.
  • Ideal para pratos de peixe, mariscos e aves.

Reguengo de Melgaço - eleito o melhor alvarinho de 2015
As suas características nobres já cativaram o mundo oriental, principalmente o Japão, tendo sido considerado o vinho ideal para acompanhar sushi. 

Não hesite em experimentar e acompanhe o seu Alvarinho com frutos do mar ou um peixe assado!

Sem comentários:

Enviar um comentário