terça-feira, 18 de outubro de 2016

Espumante ou Champagne? A dúvida persiste.


Os espumantes são uma peça fundamental para qualquer festa ou celebração! No entanto, apesar do seu imenso sucesso, frequentemente ouço pessoas a confundirem espumante com champagne. Na verdade estamos a falar de conceitos diferentes mal- compreendidos pelo público em geral. Todos os champagnes são espumantes mas nem todos os espumantes são champagnes.
Espumantes são vinhos que sofrem duas fermentações. A primeira é a fermentação alcoólica, comum em todos os vinhos em que o açúcar da uva se transforma em álcool. A segunda fermentação trata-se da fase em que o vinho ganha efervescência tonando-se assim num espumante. Existem vários métodos para a esta segunda fermentação, mas em geral pode ser realizada em cubas de inox ou em garrafa. A graduação alcoólica usualmente situa-se entre 10,5º e 13º.
Champagne é um vinho espumante geralmente rosé ou branco, produzido na região de Champagne na França, feito através das uvas tintas Pinot Noir, Pinot Meunier ou da uva branca Chardonnay. A segunda fermentação é feita em garrafa sendo conhecido em Portugal como o método champanhês. Existem, assim, procedimentos rigorosos e uma região delimitada para a produção destes vinhos. Todos os espumantes produzidos fora desta região ou produzidos por métodos distintos não poderão ter esta classificação!
Sugestão:
Raposeira - Velha reserva.
PVP: 12,99€
Em Portugal, os espumantes são produzidos essencialmente na zona da Bairrada e Lamego. Na bairrada, por exemplo, muitas vinícolas produzem espumantes pelo método champanhês e com a casta Chardonnay. Mas há vários blends de sucesso na região. Futuramente iremos falar melhor desta região.

Vamos partilhar a informação para nunca mais ouvirmos frases como "o melhor champagnhe é o francês!" Qualquer Champagne é francês!



Sem comentários:

Enviar um comentário