domingo, 23 de outubro de 2016

Frango assado e vinho. Como combinar?

Um dos pratos universais mais apreciado pelas famílias é o frango assado. Um clássico para um almoço de domingo em família.  A questão que colocamos hoje é qual o melhor vinho para acompanhar esta iguaria?

As harmonizações de comidas com vinho são sempre um assunto controvérsio. A ideia geral defendida é que o vinho não deve sobrepor-se ao sabor da comida e vice-versa. A harmonização correta irá realçar o prato e o vinho será melhor degustado. 

O frango é considerada uma carne neutra porque apesar de ser sempre referida como branca, tem partes mais escuras com sabores mais fortes. Para além disso, o frango tem partes mais secas e outras mais gordurosas. Assim, o frango pode combinar com qualquer vinho!  

Vejamos algumas ideias. 

- Vinho Branco - Se o frango for temperado à base de vinho branco ou limão, deve-se optar por um branco frutado, fresco, com algum corpo e madeira. O vinho branco irá harmonizar com a pele caramelizada do assado. Se o frango for acompanhado com vegetais, o vinho verde mais complexo como o Alvarinho é uma opção excelente. 

- Vinho Tinto - Se o frango for acompanhado com ingredientes mais fortes como tomate, cogumelos ou batatas, já é preferível um tinto jovem. A casta Aragonez é uma boa opção. 

- Vinho Rosé - Uma combinação que não falha é frango assado com um rosé! Devido ao facto de ser um vinho de corpo médio, muitas vezes é a opção ideal. Devem ser escolhidos rosés mais secos a não ser que o prato contenha um molho doce. 

Sugestão: Principal rosé
PVP: 21€
Cotação no vivino: 4,3 
- Espumante - O vinho mais versátil que combina praticamente com tudo, o espumante é também uma boa opção para qualquer tipo de assado.







Fica assim ao critério de cada um. Caso não tenham ainda experimentado frango assado com rosé, sugiro que experimentem. É uma excelente combinação.




Sem comentários:

Enviar um comentário