quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Lasanha bolonhesa - Qual o melhor vinho para acompanhar?

A famosa Lasanha, nascida no coração da Itália, tem cativado apreciadores pelo mundo inteiro. Hoje, em qualquer país é possível provarmos esta maravilha da gastronomia. A sua variante mais conhecida é lasanha bolonhesa. Considerada uma comida de conforto, é muitas vezes escolhida para jantares com amigos e momentos em família. A questão que se coloca é: qual o melhor vinho para acompanhar esta lasanha?

A primeira regra das harmonizações é sempre olhar para o molho. A sua composição irá determinar qual o vinho a escolher.

No caso do molho bolonhesa, este é constituído essencialmente por tomate e carne de vaca. Verificámos em geral a presença de queijo e temperos fortes. É portanto um prato rico, gorduroso e bastante ácido devido ao tomate.

Vejamos algumas ideias:
  • o   Carne vermelha – harmoniza melhor com vinhos tintos.
  • o   Molho com tomate – é um molho ácido e portanto carece de vinhos com acidez.
  • o   Comida gordurosa – necessita de vinho com taninos bem presentes para cortar o efeito da gordura.
  • o   Comida pesada – exige vinhos encorpados.


Com base na análise, sugiro a escolha de um vinho à base de Cabernet Sauvignon que geralmente apresenta taninos vincados, bom corpo e acidez presente. Syrah também é uma boa opção.

O importante é evitar vinhos leves, poucos tânicos e com pouca acidez. Os vinhos mais secos são recomendáveis.


1 comentário:

  1. olhando nos ingredientes q leva a lazanha bolonhesa,posso harmonizar com um chardonay amadeirado,por exemplo;o da borgonhafrança ou de casa blanca no chile?

    ResponderEliminar