quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Vinho tinto à temperatura ambiente?

"Desta vez o vinho parece-me melhor?" Provavelmente degustou a temperaturas diferentes!



Um dos aspetos mais importantes no serviço do vinho é a temperatura. Por incrível que pareça, é um dos pormenores mais desvalorizados pelos consumidores habituais! A temperatura é fundamental para a harmonia entre acidez, amargura, taninos, álcool e açúcar. Um vinho degustado a várias temperaturas diferentes dará perceções e sensações completamente distintas.

Trata-se assim primordial, um consumidor de vinhos ter um termómetro de garrafa para gerir melhor a temperatura.

Hoje vamos falar sobre a temperatura dos vinhos tintos. Já ouviu a frase “vinho tinto é servido à temperatura ambiente”? Se ouviu, a afirmação está errada. Se estivermos num dia de calor, o vinho jamais poderá ser bebido a essa temperatura. Nenhum vinho pode ser bebido acima dos 20º!


Vejamos assim algumas ideias importantes:

- Quanto mais tânico o vinho, maior deverá ser a temperatura para não se tornar um vinho amargo e adstringente.

- Quando um vinho tinto é bebido a baixas temperaturas, irá ser realçada a acidez, a amargura e os taninos. Será um vinho duro graças à sensação exagerada criada pelos taninos. Para além disso, os aromas irão desaparecer.

 - Quando um vinho tinto é bebido a temperatura demasiada elevada, o álcool irá sobrepor-se às notas de fruta e o vinho irá parecer desequilibrado. Assim, será um vinho sem alma.

- Quanto mais aromático e complexo o vinho é, maior deverá ser a temperatura para apreciação dos aromas. As reservas em geral devem ser servidas a uma temperatura mais elevada que os tintos jovens, isto porque os aromas são realçados com o aumento de temperatura. 


 - A doçura aumenta com a temperatura pelo que caso um vinho seja tendencialmente doce, deverá ser servido a menor temperatura para se tornar mais equilibrado. Para acompanhamento gastronómico é um ponto importante. 



No caso de dúvida, mais vale arrefecer um pouco mais a garrafa uma vez que no copo o vinho tende a aquecer. Esteja atento também aos rótulos de vinhos pois por vezes indicam a temperatura recomendada. Quando receber amigos em casa, não se esqueça, a temperatura do vinho é crucial!



Sem comentários:

Enviar um comentário