segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vinho verde é maduro? - a confusão persiste.

 “Vinho verde ou maduro?”, é uma das frases que mais ouço por aí. Constantemente, deparo-me com pessoas a falar de vinho verde como se fosse um tipo de vinho. Mesmo dentro do setor da restauração há uma grande confusão do conceito. A verdade é que vinho verde é uma região demarcada como o Douro ou como o Alentejo e é feito com uvas maduras!

O vinho verde é uma região vinícola no noroeste de Portugal, com clima ameno, fresco e chuvoso que permite criar vinhos excecionais com elevado nível de acidez, juventude, leveza e notas florais. Não existe mundialmente mais nenhuma região igual. Famosa pelos seus grandes brancos e espumantes, apresenta teores alcoólicos reduzidos e muita frescura sendo um vinho fácil de beber ideal para acompanhar pratos leves ou aperitivos.

Mas afinal como nasceu o nome vinho verde? Há várias teorias:

- Estima-se que o nome surgiu em tributo à paisagem verdejante e fresca do Minho.

- Há quem aponte que o nome surgiu devido à dificuldade de maturação das uvas, graças ao clima ameno e fresco da região. As uvas mostravam um carácter verde distinto das uvas brancas de outras regiões. 

- O nome também pode ter sido atribuído devido às características  dos vinhos brancos que apresentam tons esverdeados e são frescos e jovens. A acidez elevada destes vinhos potenciada pelo tipo de solo, também faz crer que o vinho é feito a partir de uvas verdes.


Atualmente a região tem evoluído na tecnologia e produzido castas de grande qualidade que atingem a maturação ideal. Apesar de haver algum preconceito, a verdade é que a região tem apresentado vinhos de grande complexidade aromática fugindo da perceção errada de serem vinhos leves e doces. As exportações deste produto têm crescido exponencialmente, sendo assim um vinho muitas vezes mais valorizado internacionalmente do que em Portugal.

Para quem aprecia vinhos mais complexos, sugiro a degustação de vinhos feitos a partir de Alvarinho!






Sem comentários:

Enviar um comentário