domingo, 13 de novembro de 2016

A explosão do enoturismo!

Outrora pouco divulgado, mas agora protagonista, o enoturismo tem sofrido uma ampla divulgação e crescido em Portugal a olhos vistos. Hoje comemoramos o dia europeu do enoturismo e o nosso país está no topo desta atividade. 
No segmento do turismo, esta atividade permite ao turista apreciar todo o processo de produção de vinho e a sua cultura e tradição. A par disso, possibilita um aprofundamento no conhecimento dos aromas e sabores do vinho. Inicialmente o enoturismo era de cariz rural mas hoje há inúmeros eventos e rotas urbanas. Sendo ainda uma atividade para um nicho de amantes do vinho, a prática encontra-se em amplo crescimento em Portugal, tendo uma grande procura do Reino Unido, França, Brasil, Espanha e Alemanha.
Para além das provas de vinhos, o enoturismo também contempla refeições com harmonizações especiais, exposições e toda a atividade intrínseca ao processo de vinificação como a pisa da uva. Mais recentemente verificamos a organização de feiras, museus, rotas gastronómicas e provas.
Encontramos em Portugal as duas regiões com mais turistas em destaque:
1.    Douro – Região iniciante do enoturismo em Portugal. As visitas às caves do Vinho do Porto remontam os anos 50 do século XX. Hoje o Douro tem uma atenção especial para além dos vinhos fortificados. O Douro tem sido alvo de grande procura turística na visita às vinícolas mas também nos cruzeiros do Douro. Não é por acaso que a paisagem do Douro foi classificada pela Unesco como património mundial!
2.    Alentejo – Conhecido pelas suas planícies vinícolas, é onde encontramos grandes vinícolas portuguesas com projetos de enoturismo formidáveis. Em 2014 foi eleita a melhor região vinícola para visitar segundo o jornal americano USA Today.

Hoje os grandes tubarões da vinicultura em Portugal oferecem propostas amplas e atrativas no mundo do enoturismo. Dado o franco crescimento, estarei expectante com a evolução deste nicho de mercado! já experimentaram?


Sem comentários:

Enviar um comentário