segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A temperatura ideal dos vinhos brancos!

Conforme falámos na postagem sobre a temperatura do vinho tinto, a temperatura pode matar um bom vinho e melhorar um não tão bom. A temperatura poderá alterar totalmente a perceção do vinho! No caso do vinho branco, como em geral tem que ser sempre refrigerado, a única forma de acertar na temperatura é o uso de termómetro! Não há nada pior que um vinho branco servido quente!

Vejamos algumas ideias:

  1. A temperatura elevada do vinho branco permite a evaporação da intensidade aromática. A intensidade dos aromas diminuem aos 12ºC e neutralizam-se nos 8ºC.
  2. A temperatura demasiada baixa torna o vinho branco sem qualquer aroma.
  3. Há medida que a temperatura aumenta, é realçada a doçura do vinho. Vinhos tendencialmente doces deverão ser servidos bem frescos.
  4. Quanto maior a complexidade e o corpo do vinho branco, maior deverá ser a temperatura para apreciação dos aromas. No caso dos vinhos jovens, estes são  beneficiados com temperaturas mais baixas.
  5. No caso dos vinhos mais ácidos como o Vinho Verde, devem ser servidos a temperaturas baixas de forma a neutralizar a acidez.
Excepcionalmente, há alguns grandes brancos (geralmente reservas) que podem ser servidos entre 12ºC e 14ºC. Antes de experimentar, recomendamos sempre a leitura do rótulo do vinho e as indicações das vinícolas. Nos dias mais quentes, é aconselhável o arrefecimento da garrafa uns graus abaixo do recomendado pois no copo o vinho irá rapidamente aquecer. Iremos futuramente falar de formas para manter a garrafa fresca.


Quando servir um vinho branco não se esqueça, a temperatura é crucial! 


Sem comentários:

Enviar um comentário