sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Castanhas e Jeropiga - o magusto perfeito!

Hoje comemoramos o dia de S. Martinho, o fim da época do magusto, o dia em que as famílias se reúnem em torno de uma fogueira a assar castanhas e a beber Jeropiga.
O Magusto nasceu historicamente para festejar e entrada do Outono e a prova do vinho novo! A festa inicia-se no dia de todos os santos e culmina no dia de S. Martinho. Foi sempre uma época muito importante para os produtores de vinho. Aliás, S. Martinho é considerado o padroeiro dos viticultores.

Por tradição em Portugal, no magusto acompanham-se as tradicionais castanhas com Jeropiga
Mas afinal o que é a Jeropiga?
. Estamos a falar de uma bebida alcoólica tradicional de Portugal, preparada com o mosto da uva inicialmente fermentado e a adição de aguardente obtendo assim uma bebida alcoólica doce. Em várias versões, a bebida sofre uma adição de açúcar no momento da introdução da aguardente. Posteriormente é filtrado e engarrafado. 
Apesar de ter um sabor idêntico a um vinho licoroso não é um vinho!
A Jeropiga era tradicionalmente feita de forma caseira pelos produtores apenas com o objetivo de festejar o magusto. O nome tem origem em “xaropiga” que vem do "xarope" exatamente pela doçura habitual desta bebida. A Jeropiga também pode ser envelhecida em madeira conferindo-lhe mais qualidade. 

Apesar de ser uma bebida ibérica, também podemos encontrar algumas produções no rio Grande do Sul devido à influencia Portuguesa.

Preparados para as castanhas? Vamos abrir a Jeropiga!


Sem comentários:

Enviar um comentário