quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Chegou o dia do Peru!

Um dos dias mais ansiados pelos Estados Unidos e Canadá chegou. O dia de ações de graças (thanksgiving day), um feriado criado para demonstrar gratidão a Deus pelas bênçãos adquiridas durante o ano. É também o dia do Peru, a refeição típica deste dia! A par do Natal e do Ano Novo, é um dos feriados mais importantes nos EUA.
Neste dia, lá estará o famoso peru com a pele assada a brilhar no meio de uma mesa enorme! Geralmente acompanhado com batata-doce, tarte de maça, torta de nozes entre muitas especialidades americanas.
A questão que colocamos é qual o melhor vinho para este dia especial? 
  1. Primeiro elemento importante é o facto do jantar iniciar ao final do dia e prolongar-se pela noite dentro. Estando em família, as conversas prolongam-se por horas. Assim, os vinhos mais leves e refrescantes são uma boa opção para preparar os paladares para uma noite de muita comida. Optar por vinhos muito alcoólicos não é recomendável.
  2. A grande estrela da noite é o Peru, uma carne considerada neutra e que combina bem com qualquer vinho. É necessário então olhar para todos os elementos da festividade. Geralmente o peru é acompanhado por batata doce, vegetais, cogumelos, frutos secos e molhos de frutas de baga.
Vejamos então algumas opções:
  1. Vinhos brancos - Os brancos mais frescos combinam na perfeição com o peru assado e a doçura das batatas doces. Os brancos mais secos podem matar a doçura das frutas pelo que é aconselhável alguma doçura q.b.
  2. Os espumantes sãos os vinhos mais versáteis e são sempre uma opção para um bom assado. É recomendável um vinho jovem e frutado de forma a combinar com os elementos da mesa do Dia de ações de graças.
  3. O vinho tinto deve ser frutado, fresco e com taninos suaves. Os vinhos tintos mais secos e complexos deverão ser evitados de forma a não agredir os aromas frutados e suaves da festividade.
Apesar de em Portugal, não comemorarmos este dia, fica no entanto uma sugestão para quem quiser experimentar uma aventura gastronómica diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário