terça-feira, 22 de novembro de 2016

Vinhas de pegões, syrah 2015.

Tenho ouvido recentemente alguns comentários menos positivos sobre a região vitivinicula de Setúbal. Daquilo que me apercebo, o senso comum diz que a região de Setúbal não é a melhor região de vinhos. Nao sei porquê?! Tenho degustado bons tintos da região e têm ficado acima das expetativas, melhores que muitos alentejanos ou durienses.
Nesse sentido, hoje resolvi trazer um vinho muito interessante que provei recentemente: Vinhas de Pegões Syarh 2015.

Este vinho produzido pela Adega de pegões, é feito 100% com Syrah, uma casta muito apreciada e valorosa. Estamos perante um excelente exemplo da adaptação do Syrah ao território português. Esta vinícola tem produzido excelentes vinhos e já se destaca a nível nacional como uma vinícola premiada com um grande crescimento! Foi então no ano de 2015 que foi lançado um excelente syrah com uma safra única.

Vejamos algumas características do vinho:

Vinicola: Adega de Pegões
Castas: Syrah
Ano: 2015
Vinificação: Fermentação alcoólica em cubas lagar inox com temperatura controlada seguida de maceração pelicular prolongada.
Envelhecimento: 4 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 4 meses em garrafa.
Teor alcoólico: 14%
Longevidade prevista pelo produtor: Evolução positiva prevista para pelo menos 7 anos.
PVP: 2,99€

Notas de prova: Um vinho de cor ruby com nariz intenso a fruta vermelha e preta, madeira bem integrada. Na boca é redondo e equilibrado. Os taninos estão bem ajustados e o vinho apresenta um bom corpo. Final longo, persistente e seco.

Algo surpreendente neste vinho é a percepção que nos dá de estarmos a beber um vinho com mais alguns anos. Para além disso, tem uma excelente qualidade/preço e é ideal para acompanhar carnes e pratos mais fortes. Uma opção infalível para este inverno. Experimentem!

2 comentários: