quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A temperatura ideal do espumante!

Apesar de muitas vezes desvalorizada, a temperatura é um dos pontos cruciais no serviço do vinho. Pode disfarçar um mau vinho como pode arruinar um bom. Para quem ainda desconfia, não há nada como testar. Experimente um vinho a várias temperaturas e irá descobrir que a perceção é totalmente diferente.

Já falamos da temperatura dos tintos, dos brancos e hoje vamos falar dos espumantes!

Sim, os espumantes são bastante sensíveis à temperatura, e assim como os vinhos tranquilos, devemos controlar a temperatura com um termómetro. Não basta colocar no frigorífico e esperar que fique bom! Servidos com a temperatura correta, iremos desfrutar esta bebida no seu melhor. Um espumante quente irá arruinar a degustação.

Vejamos algumas ideias:
  • ·   Os espumantes, em geral, independentemente de serem brancos, rosés ou tintos, devem ser degustados entre 6ºC e 8ºC.
  • ·      Os espumantes doces, podem ser servidos um pouco mais frios de forma a equilibrar a doçura. Quanto mais quente estiver o espumante, maior será a sensação de doçura o que irá desequilibrar o vinho.
  • ·      Os espumantes devem ser bebidos bem frios pois o gás tem tendência a libertar-se suavemente com a temperatura reduzida. Um espumante quente não irá permitir o auge das suas bolhas, dissipando as mesmas num instante.
  • ·     Os espumantes brutos e os mais complexos, podem ser servidos até 12ºC. Dessa forma poderá se sentir melhor o bouquet de aromas do vinho.

Jamais coloque uma garrafa de espumante num congelador uma vez que esta pode arrebentar. Opte por um balde com metade gelo e metade água, após 30 minutos o seu espumante estará no ponto ideal. Verifique sempre a temperatura com um termómetro. 

Desfrute esta bebida excecional, no seu auge! 

Sem comentários:

Enviar um comentário