quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Como escolher o vinho para acompanhar o bacalhau neste natal?

Está a chegar o natal e já andamos todos a tratar de tudo o que é necessário para uma boa consoada. Quando se fala em compras de natal, pensamos de imediato em prendas, bacalhau e doces. No entanto, não adianta preparamos uma linda refeição se harmonizarmos o petisco com o vinho errado.
O bacalhau é sem dúvida o grande centro da maioria das mesas portuguesas no dia de natal. A escolha do vinho é sempre difícil pois o bacalhau apesar de ser um peixe, é bastante especial tendo aromas bastante intensos, sendo aceitável a harmonização com vinhos brancos e tintos (semelhante a frango). Também podemos encontrar milhares de receitas com o bacalhau
Apesar da escolha ser sempre subjetiva, deixamos umas dicas para a escolha do néctar:
- O prato mais comum no natal é o bacalhau cozido. De todos as receitas, é o prato menos poderoso em termos de sabor pelo que se torna bastante sensível ao vinho que o acompanha. Devem ser procurados vinhos suaves e frescos. Neste caso os vinhos brancos com alguma madeira são os mais indicados. Se fizer questão do vinho tinto, procure vinhos macios com taninos suaves e frutados. Mas cuidado, os vinhos mais amargos irão realçar o sabor salgado do bacalhau!
- No caso de optar pelo vinho branco sugerimos as castas Antão Vaz, Chardonnay e Encruzado. O estágio em madeira permite uma maior estrutura e complexidade. Procure as reservas e evite brancos secos!
- A grande casta Alvarinho, é uma excelente opção para a consoada. Geralmente com vinhos mais complexos, estruturados e frescos, o vinho verde irá combinar na perfeição com a acidez presente no molho verde. As restantes castas mais habituais do vinho verde não são tão aconselháveis pois geralmente não apresentam estrutura e corpo para acompanhar o bacalhau.
- Se faz questão do vinho tinto, então a escolha é mais polémica. Dada a simplicidade do bacalhau cozido, os vinhos tintos deverão ser vinhos suaves, com um pouco de acidez e sem grande impacto aromático. Sugerimos os tintos da Bairrada, de Lisboa e do Dão. Tenha cuidados com vinhos demasiados jovens, com taninos bem presentes e tintos mais secos.
- No caso dos mais corajosos, também é possível harmonizar com um rosé e um espumante. Procure um bom rosé frutado e fresco ou um espumante de alvarinho. São sempre boas opções.
Uma mesa de natal bonita, com boa comida e o vinho perfeito irão encantar toda a família. Se tem uma harmonização habitual., partilhe connosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário