segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O que é afinal um vinho suave?

Apesar de não ser o mais comum em Portugal, encontramos no mercado alguns rótulos com indicativo “vinho suave”. Esta terminologia para muitos é estranha! Alguns consumidores consideram que vinho suave é um vinho doce mas na verdade são termos distintos. O termo "vinho suave" é nada mais nada menos que uma categoria quanto ao teor de açúcar.  A doçura é obtida da própria uva, manipulada no processo de vinificação
Os vinhos tranquilos podem ser assim considerados quanto ao teor de doçura: secos, meio-secos, suaves e doces.
  • Os vinhos secos apresentam uma fraca perceção de doçura, geralmente têm até 5 gramas de açúcar por litro.
  • Os vinhos meio-secos apresentam pequeno traço de doçura com um nível de açúcar não superior a 20 gramas por litro. É assim uma categoria bastante abrangente em termos de doçura.
  • Os vinhos suaves podem ser tintos ou brancos e geralmente são vinhos mais frutados e com alguma doçura. Geralmente apresentam mais de 20 gramas de açúcar por litro. São assim vinhos acessíveis para quem nao consome habitualmente esta bebida e uma boa porta de entrada para quem está a entrar no mundo dos vinhos. 
  • Os vinhos doces geralmente apresentam um teor de açúcar superior a 80 gramas de açúcar por litro sendo assim considerados vinhos de sobremesa.
Os vinhos sauves são uma boa escolha para um momento descontraído com amigos e para uma escolha segura num jantar.  Dificilmente encontramos vinhos suaves desagradaveis. No entanto, em termos gastronómicos considero que a opção deve ser bem ponderada dado que este tipo de vinho não harmoniza bem com qualquer prato. Sugerimos um tinto suave harmonizado com um prato de carne branca. 
Experimente e partilhe connosco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário