quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Antão Vaz - a exuberância do Alentejo!

Uma das castas brancas estrelas do Alentejo, o Antão Vaz tem crescido e mostrado o seu grande potencial e produzido vinhos de alta qualidade. Originário na sub-região da Vidigueira, hoje encontra-se plantada em 600ha um pouco por todo o Alentejo e também na região de Setúbal. É uma casta muito resistente a secas pelo que se adapta na perfeição com o clima quente, soalheiro e seco do Alentejo.
 
Em geral, o Antão Vaz produz vinhos estruturados, encorpados e bastante aromáticos com destaque para os frutos tropicais como o Ananás, Tangerina e papaia. De cor citrina, quando vindimada cedo, produz vinhos muito vibrantes e com acidez viva. Mais amadurecida, consegue adquirir vinhos com elevado grau alcoólico sendo ideal para estágio em madeira. Geralmente, em lote, é casada com o Roupeiro e o Arinto.

Dadas as suas características, o Antão Vaz é muitas vezes comparado com a casta Chardonnay pois esta também quando colhida cedo produz vinhos exuberantes e ácidos mas mais amadurecida produz vinhos alcoólicos excelentes para envelhecimento.  

Os vinhos de Antão Vaz são boas opções para acompanhar carne branca, peixe, marisco e bacalhau. Se ainda não experimentou, fica a sugestão! 

Sem comentários:

Enviar um comentário