segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Comida vegetariana e vinho?

No que diz respeito à harmonização do vinho com a gastronomia, todos conhecemos a frase típica “vinho tinto combina com carne, vinho branco com peixe”. E a comida vegetariana? Cada vez mais na moda, vemos restaurantes vegetarianos por todo o lado, receitas pela internet e até os amantes de carne rendem-se aos pratos Vegan. O que não é comum é a harmonização desta cozinha com vinho. Vemos nos rótulos do vinho recomendações de harmonizações que incluem sempre carne ou peixe. Mas como qualquer prato, é possível combinar basta analisarmos os ingredientes envolventes.

Vejamos as dicas essenciais:

- Evite pratos com vinagrete uma vez que o vinagre e o vinho não casam. Opte por sumos de citrinos e frutas para temperar.

- Geralmente, pratos com vegetais crus como pepino, cenoura e tomate preferem vinhos mais ácidos e secos como um vinho verde branco ou um espumante.

- Para degustar um branco com mais estrutura, irá necessitar de um prato com mais textura como grão-de-bico, soja e tofu.

- Siga o óbvio. Pratos delicados como saladas leves acompanham vinhos leves. Pratos mais fortes necessitam de vinhos mais intensos.

- De forma a escolher um vinho tinto, opte por pratos mais intensos com textura. Cogumelos, feijão, beringelas e abóboras são alguns exemplos. Estufados também são uma boa eleição. Em geral, os vinhos tintos mais leves acompanham melhor os pratos vegetarianos.  

- Perante pratos picantes, o vinho perfeito terá que ter alguma doçura de forma a equilibrar a harmonização. Os brancos mais frutados são os mais aconselháveis.

- Os espumantes e o vinho rosé seco são excelentes opções dada a versatilidade na harmonização com vegetais.


Como qualquer combinação, há sempre a questão pessoal. No entanto, quando servirmos um jantar, há que ter bom senso de forma a criarmos uma experiência gastronómica notável. Não há nada como experimentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário