quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Geórgia: o berço do vinho!

A Geórgia é reconhecida como a região vinícola mais antiga do mundo! Com mais de 8 000 anos de história, orgulha-se de ser o país com mais castas nativas (500 variedades) e numerosas descobertas arqueológicas relacionadas com a vinicultura. 
A produção do vinho está intrínseca à cultura do país e o método tradicional de produção de vinho em jarros de Argila (Kvevri) é património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. Ainda hoje, as famílias pela Geórgia plantam as suas próprias uvas e produzem vinho pelo método tradicional, isto porque estão enraizadas na cultura as celebrações e a hospitalidade. É habitual, durante as refeições os Georgianos brindarem por várias vezes!
Localização da Geórgia
Para além da diversidade de castas, a Geórgia possuiu um clima ideal para o vinho. Os verões nunca são excessivamente quentes e os invernos não têm geadas. Todas as boas condições permitem uma produção de 150 milhões de litros por ano!
Um dos vinhos mais famosos na Geórgia são os vinhos meio-doces. Tradicionalmente produzidos nas montanhas, devido à colheita tardia e ao inverno antecipado, a fermentação não completa permitiu a criação de vinhos doces. Podemos encontrar estes vinhos quer tintos quer brancos, e hoje já são produzidos com excelente qualidade e com controlo de temperatura na fermentação.
Evidências arqueológicas da
produção de vinho de 4000 A.C.
Apesar da Arménia lutar pelo estatuto de país de origem do vinho, não conseguiram enfrentar as evidencias da região Kakheti (região vinícola mais importante na Geórgia). A influência deste pequeno país nos nossos dias é tanta que foi da palavra “gvino” (vinho em georgiano) que surgiu o nome da bebida. Hoje, o país investe no enoturismo e podemos encontrar facilmente várias rotas pelas marcas arqueológicas da vinicultura. Um país fascinante para conhecer! 


Sem comentários:

Enviar um comentário