quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Moscatel de Setúbal!

Quando falamos em vinhos generosos portugueses rapidamente vem à mente o vinho do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal. Se o Porto e Madeira vivem em glória com a projeção internacional, o Moscatel de Setúbal vive uma realidade diferente. Com apenas 340 hectares de vinha, o Moscatel de Setúbal é produzido para o mercado interno mas ainda com uma presença inferior na garrafeira dos portugueses face ao Vinho do Porto. A exportação deste vinho licoroso é ainda reduzida e o seu maior mercado é a região de Lisboa e Setúbal. É portanto um vinho que precisa de uma maior divulgação nos mercados internacionais e no mercado interno.

O que é afinal o Moscatel de Setúbal?

Estamos a falar num vinho generoso produzido a partir das castas Moscatel de Setúbal e Moscatel roxo com uma graduação alcoólica compreendida entre 17º e 18º. É igualmente uma DOC (denominação de origem controlada) com centro em Azeitão na Península de Setúbal que foi criada em 1907! Para produzir o vinho, as uvas moscatel são colhidas bem maduras e no processo de fermentação há uma interrupção para adição de aguardente. Posteriormente o vinho é estagiado quatro anos em barrica. Atualmente o Moscatel roxo tem uma presença mais débil com apenas 10ha de plantação.

Como descrever o vinho?

De cor dourada desde topázio ao âmbar, apresenta uma textura suave e aromas intensos, florais com destaque para os frutos secos, mel, flor de laranjeira, especiarias, café e chocolate numa mistura de sensações. Em geral são vinhos bastante perfumados, doces, exóticos e com aromas inesquecíveis. Assim como a maioria dos vinhos generosos, podemos encontrar lotes de 20,30 e 40 anos de estágio. Já o Moscatel Roxo, possui aromas mais intensos, complexos e mais secos. Um vinho que não deixa ninguém indiferente.


Dado o seu grau alcoólico e a sua doçura (grau de açúcar no vinho varia entre os 90g e os 200g por litro), o Moscatel é considerado um vinho de sobremesa que concorre com outros vinhos generosos como o Vinho do Porto. Apesar de pouco difundido, a região de Setúbal tem produzido excelentes moscatéis com vários prémios atribuídos. Deixo-vos a sugestão.


Sem comentários:

Enviar um comentário