sábado, 14 de janeiro de 2017

O que é afinal um vinho estruturado?

Quantas vezes ouvimos falar em vinho estruturado? Se para uns o termo é básico, para muitos ainda causa dúvidas. Antes de mais, precisamos entender o que é a estrutura dos vinhos.

Estrutura = Taninos + Álcool + Acidez

A estrutura do vinho consiste na sua constituição que é percebida no paladar num equilíbrio entre o grau alcoólico, a acidez e textura. Não está relacionado com o sabor mas sim com todas as condições necessárias para o vinho envelhecer bem. Um vinho estruturado é assim um vinho que tem uma boa constituição e presença de álcool, ácidos e taninos. Com carácter, mostra-se um vinho completo e com vida que permite envelhecer com sucesso. Vinhos não estruturados são vinhos aborrecidos sem acidez e demasiado macios que não terão possibilidade de evoluir.

    De uma forma geral, a acidez é essencial para trazer frescura, vivacidade e para abrir os aromas. O excesso de acidez irá tornar um vinho amargo e irá salientar os seus taninos, tornando-o intolerável. A acidez é percebida através da elevada salivação e nos pontos laterais da língua.
   O álcool é o agente responsável pelo corpo do vinho e é uma peça fundamental para a sua conservação. Consiste essencialmente da fermentação dos açúcares das uvas maduras. A doçura é percebida na ponta da língua.
   A função essencial dos taninos é dar estabilidade e textura ao vinho.  Um vinho com excesso de taninos será adstringente e amargo. Na quantidade certa os taninos promovem a longevidade e a conservação do vinho atuando num papel crucial para o envelhecimento do mesmo. Quando os taninos estão equilibrados, o vinho torna-se macio, suave e aveludado.

Criar um vinho estruturado exige um equilíbrio perfeito dos vários componentes. Uma das tarefas mais difíceis de um enólogo. Quando atingindo o ponto certo, iremos desfrutar de um momento especial e prazeroso. 


Sem comentários:

Enviar um comentário