quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Como escolher um vinho para aperitivo?

Como nunca, as refeições não são mais vistas como apenas o prato principal mas sim com tudo aquilo que o momento engloba! Os aperitivos não são exceção e ocupam cada vez mais destaque dado o seu poder de integração social. O serviço dos aperitivos poderá assim determinar o sucesso do encontro.  
Quais são os vinhos indicados para aperitivo?
Em geral, assume-se que um aperitivo deve preparar o nosso organismo para os alimentos pelo que é defendido que se opte por vinhos menos calóricos, mais leves e menos alcoólicos. No caso dos tintos, estes devem ser pouco tânicos e no caso dos brancos, leves e frescos. É igualmente aceite que o aperitivo tenha um nível de açúcar aceitável pois irá permitir a inibição temporária da fome necessária em diversos momentos.
Deixamos assim algumas sugestões:
1.    Espumantes – O gás carbónico incentiva a salivação sendo uma opção ideal para deixar todos com água na boca. São o par perfeito para acompanhar petiscos salgados.
Porto tónico
2.  Vinho Verde – Apesar de não ser muitas vezes visto como um aperitivo, a verdade é que é uma das melhores opções para os dias de verão. Com o seu carácter leve, frutado, fresco e com pouco álcool, acompanha bem frutos do mar, sushi e saladas.
3.   Vinho do Porto – O tradicional aperitivo português está sempre bem presente dada a sua versatilidade. O porto branco é normalmente indicado para aperitivo e acompanha bem tâmaras secas, queijos e salmão fumado. O Porto tónico é uma das bebidas mais apreciadas como aperitivo que consiste em Porto branco, água tónica, gelo e uma rodela de limão.
4.  Vinho Branco – Geralmente frescos e aromáticos, ocupam muitas vezes a primeira opção como aperitivo. Experimente com petiscos de bacalhau e peixe.
5.    Moscatel – Considerado o novo Vermute, deve ser bebido fresco para não se tornar demasiado doce.
6. Vinho tinto – Apesar da opção ser incomum, o vinho tinto pode ser a combinação perfeita para entradas mais intensas com queijos e carne. O ideal é escolher um vinho mais fresco e leve.
Em geral, os vinhos fortificados são vistos como os vinhos aperitivos mas há muitas combinações possíveis. Há que adaptar tudo ao momento e ao que é servido!

Sem comentários:

Enviar um comentário