terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Os espumantes rosés estão aí para ficar!


Todos nós gostamos de bolhinhas para dias de festas mas os rosés trazem uma intensidade de sabor único e uma atmosfera romântica. Outrora visto de uma forma preconceituosa como uma bebida feminina, hoje os espumantes rosés conquistam adeptos graças à sua personalidade viva, leveza e à presença de aromas de frutos vermelhos. Ideal para uma festa especial, é muitas vezes considerada a bebida romântica e de verão.

Como são feitos?

Geralmente produzidos a partir de uvas tintas, o que os distingue é que o mosto entra em contacto com a pele das uvas temporariamente, proporcionando cores desde rosa pálido ao groselha. Quando atingido o ponto pretendido, são retiradas as cascas (exatamente como o método de produção do vinho rosé tranquilo). Quanto maior for o contacto do mosto com as peles, mais intensa será a cor do espumante. À semelhança dos espumantes brancos, muitos rosés são feitos a partir do método champanhês, ou seja, a segunda fermentação é realizada em garrafa.

O que podemos esperar?

A grande riqueza dos espumantes rosés são os seus aromas a frutos vermelhos e por vezes o toque de frutas secas dependendo da levedura. É uma excelente opção para acompanhar entradas, pratos principais assim como sobremesas. Bastante versátil, acompanha bem peixes, aves, marisco, saladas, pratos mediterrâneos e comida asiática. Os rosés mais doces são uma opção elegante e perfeita para acompanhar sobremesas e chocolates em jantares mais românticos. No verão, quando servidos bem frescos, são uma excelente escolha para criar cocktails e servir numa festa ou num pic-nic.


Como os restantes espumantes, o espumante rosé deve ser servido bastante fresco. Para tal, recomendamos que a garrafa seja colocada num balde de gelo para se manter fresco! Quando comprar um espumante, seja diferente e experimente o rosé!


Sem comentários:

Enviar um comentário