quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Tendências do vinho para 2018!

O ano 2018 está a bater à porta. Surgem as expectativas, os desejos e os planos. No mundo dos vinhos também já se especula sobre o que o novo ano nos irá trazer. Para os nossos queridos enófilos, elaboramos uma lista das previsões mais consensuais no mundo vinícola para 2018.

O que podemos esperar?

- O Rosé chegou para ganhar. Não é uma novidade, o vinho rosado tem crescido exponencialmente nos últimos anos e irá crescer graças à sua qualidade cada vez mais notória. Irão surgir, provavelmente, mais rosés premium.

- Os vinhos de sobremesa em evidência. Outrora, menos valorizados por serem doces, cada vez encontramos mais vinhos de sobremesa em destaque nos concursos internacionais e o seu ranking nunca foi tão elevado.

- Espumantes sem açúcar. Foi evidenciado um aumento significativo do consumo de espumantes “Brut Nature”. A tendência é crescente.

- Prosecco, Cava e “Crémant” a ganhar terreno. O prosecco continua a dominar o mercado dos espumantes fora da França.  O “Champagne” perde mercado para espumantes de outros países graças à vontade dos consumidores de experimentar novos estilos.

- O vinho português na mira. Com cada vez mais prémios internacionais e com castas únicas e distintas, os vinhos portugueses estão a crescer no mercado internacional. As vinícolas têm apostado no marketing e na qualidade dos vinhos mundialmente reconhecida.

- Austrália a crescer. Com um aumento global do consumo de 11% em 2016, a tendência continua. O chardonnay, Pinot Noir e os vinhos da Tasmânia estão ao rubro.

- Sauvignon Blanc voltou. No meio da loucura do Chardonnay, Sauvignon Blanc está conquistar prémios graças à sua acidez e aos seus aromas tropicais. A continuar a tendência, esperam-se grandes vinhos desta casta em 2018.

- Tannat uruguaio a conquistar o consumidor. A crescer nos rankings dos consumidores, o Tannat cria vinhos tintos concentrados e ricos, rosés, espumantes que não deixam ninguém indiferente. Apesar de francesa a casta, é no Uruguai que ganha visibilidade. 

Estas são algumas das tendências previstas. No entanto, mal podemos esperar para ver o que 2018 nos irá trazer.


Partilhe connosco as suas previsões. Um brinde!

2 comentários:

  1. aqui na Italia cresce o consumo de vinho branco, o Verdicchio dei Castelli di Jesi é uma ótima aposta para 2018, 2017 foi uma vindima muito positiva e esperamos ótimos vinhos...

    ResponderEliminar