sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

"Bordeaux" sofre uma quebra de 40% por causa do gelo!

Cartografia dos danos da geada de 2017 das vinhas de Bordúes
Em 2017, uma geada devastadora fez a região “Bordeaux” sofrer uma quebra de 40% da sua produção face ao ano anterior. Muitos produtores foram obrigados a optar por não lançar nenhuma garrafa devido à quantidade pequena de uvas com qualidade. Enquanto que há quem não tenha sofrido muito com a geada, há quem tenha perdido 90% da sua produção! Segundo o “Conseil interprofessionnel du Vin” em Bordeaux, as vinhas mais afetadas foram as de “Saint-Émilion”. Há vários produtores que abdicaram de lançar vinhos como  o “Château Climens in Barsac”, que pela primeira vez, desde 1993, não irá lançar nenhum vinho nobre.
Outras regiões como a Alsace que produz essencialmente vinhos brancos, sofreram também com esta geada mas não com um impacto tão intenso como em Bordéus. O sul igualmente não escapou à força da natureza, com um verão intensamente seco. O ano 2017 já é considerado o pior ano para a França desde 1945!
Os preços vão subir?
Apesar do drama, os especialistas aconselharam os produtores a não subir os preços  devido à excelente qualidade do ano noutros países. Para além disso, 2015 e 2016 foram anos de excelência na França pelo que os consumidores não vão querer pagar mais por esta colheita de 2017.

Para os produtores nem tudo está perdido. Dado que os anos anteriores foram excelentes em qualidade, muitas vinícolas irão aproveitar o stock destes anos para marcar presença no mercado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário